
A Bossa Nova ainda é o estilo musical mais aplaudido por estrangeiros, quando o assunto é o universo pop brasileiro. Para os gringos, a Bossa ainda é imbatível. Mas a nossa terra ainda tem muita gente bacana, que anda um pouco esquecida da mídia. Um deles é simplesmente genial: Ivan Lins.
Compositor, pianista, cantor – um artista completo. O carioca, nascido e batizado Ivan Guimarães Lins, dia 16 de junho de 1945, já coleciona seu CV uma seleção de intérpretes que regravaram suas canções. Só para mencionar alguns. Lá fora: Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Vanessa Williams, Sting, Michael Bublé e Barbara Streisand. Aqui dentro: Quarteto em Cy, Emílio Santiago, Elis Regina, Gal Costa. E muitos mais.
Mais do que falar sobre Ivan, o melhor de tudo é redescobrir sua música. Mesmo que você não tenha tanto conhecimento sobre sua discografia, vai lembrar de grande parte dessa seleção que a Alpha traz hoje para você. Confira a lista do artista, vencedor de três Grammys latinos, o mais recente conquistado em 2009, com Ivan Lins & The Metrópole Orchestra.
Madalena
Canção lançada no primeiro álbum de Ivan Lins, Agora, lançado em 1970. Foi sucesso, principalmente, na voz de Elis Regina, que a regravou e lançou em compacto duplo.
Somos Todos Iguais Esta Noite
Hit de 1977, lançado no álbum homônimo do cantor.
Iluminados
Música escolhida pela Rede Globo como tema da novela Direito de Amar, de 1987.
Vitoriosa
Outro tema que marcou a teledramaturgia brasileira, como tema do campeão de audiência Roque Santeiro, de 1986.
Desesperar Jamais
Uma das canções de maior impacto cultural, “Desesperar Jamais” chegou a ser censurada pela ditadura militar. Também fez grande sucesso na voz de Simone, e aplaudida pela Cidade do Rock durante o primeiro Rock In Rio, em janeiro de 1985.
Começar de Novo
Outro hit de Ivan Lins, utilizado pela Rede Globo no seriado Malu Mulher, entre 1979 e 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário