quarta-feira, 2 de abril de 2014

Noé e a Arca

 

Saga bíblica  larga na frente pelo Oscar

Se você tem alguma crença ou é ateu, não importa. Pelo menos uma vez na vida, deve ter ouvido falar da Arca de Noé – aquele enorme “barco” construído pelo personagem bíblico, que salvou sua família e animais do incomparável dilúvio que tomou conta da Terra a pedido de um Deus “cansado dos pecados do homem”. Tudo isso, claro, está nas páginas do livro de Gênesis e documentos de outras culturas, como a Epopeia de Gilgamesh, contada pelo povo da Mesopotâmia (hoje, Iraque).

Conclusão: Se você estudou o tema, ou se interessa pelos Textos Sagrados, deve estar por dentro do enredo a seguir. Já se este não for o caso, confira só. A jornada de Noé – personagem do épico hebreu vivido por Russell Crowe – demorou, de acordo com o livro de Gênesis, cerca de 4200 anos para ser retratada no cinema de forma não menos épica. A “missão sagrada” caiu nas mãos do diretor Darren Aronofsky (“Cisne Negro”), que se apaixonou pela história ainda na escola, e arquitetou seu projeto desde 2007 D.C. A Alpha FM embarcou na pré-estreia de “Noé” (Paramount Pictures) e revela se a “experiência bíblica em 3-D” realmente valeu.

Realismo

Apoiado por um time de atores que justifica a convocação do elenco, “Noé” chega nesta quinta-feira nas salas brasileiras cercado de ótimas expectativas. A julgar pela estreia nos Estados Unidos (44 milhões de dólares nas bilheterias), o longa de mais de 3 horas de duração deve cumprir sua missão e ser um sucesso mundial.

Noah2014Poster

Além de lidar com uma saga tão primitiva quanto a própria origem da humanidade, a vantagem de “Noé” é a de contar com excelente desempenho dramático. Sem esquecer que os efeitos visuais (Industrial Light And Magic – de “Star Wars”, “Transformers”, “Indiana Jones” e tantos outros) realmente valem o ingresso e servem como base sólida para os atores trabalharem – e emocionarem o público.

“Tchau, Hermione”

A confissão: a megaprodução de 130 milhões de dólares morreria na praia (literalmente), caso o roteiro do próprio Aronofsky e velho parceiro, Ari Handel (“Cisne Negro”, “O Lutador”) não fosse sustentado pelos passageiros da Arca. Sem dúvida, a entrada do ranzinza Russell Crowe no lugar do Batman Christian Bale (que recusou o convite, e em breve reviverá Moisés) deu 100% certo

video-undefined-196A7F3B00000578-247_636x358

Parte do clã Noé: Jafé (Leo M. Carroll), Noema (Jennifer Connelly), Sem (Douglas Booth) e Ila (Emma Watson)

Mas o destaque do drama fica para a surpreendente Emma Watson, que faz você esquecer da emblemática Hermione, de “Harry Potter” – sina que costuma perseguir atores jovens de superproduções. Em “Noé”, Watson vive Ila, mulher de Sem (Douglas Booth, “Romeu e Julieta”) um dos filhos do patriarca. Próximo ao clímax do filme, ela arranca lágrimas no momento em que está pronta para fazer o maior sacrifício de sua vida (que obviamente não pode ser contado nesta matéria!).

Como extras, ainda ganhamos a sempre marcante atuação de Anthony Hopkins (O Odin, de “Thor”), no papel do avô, Matusalém. Outro que brilha em “Noé” é o “vilão” Tubal-cain (Ray Winstone, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”). Em grande parte do filme, ele serve como “balança da consciência”, desafiando o expectador sobre a validade de cometer sacrifícios e acreditar em milagres. O “rei dos Homens” é a nêmesis de Noé, que questiona sua decisão de ouvir a Deus e “tirar as espécies de um planeta de pecados”.

Pode até ser cedo, já que a corrida pelo Oscar (Globo de Ouro e outros prêmios) só começou. Mas me 2015, o Criador permitiu a este que vos escreve fazer uma profecia: “Noé” estará entre os maiores vencedores da Academia. Tanto a produção, como as atuações e a temática são bastante simpáticas à indústria.

Embarque na Arca

Curiosidades sobre “Noé”

Mideast Emirates Noah Film Banned

# As filmagens de “Noé” tiveram de ser adiadas temporariamente, por conta da passagem do furacão Sandy em setembro de 2012, no Estado de Nova York. Motivo: ventos e ameaça de inundação!

# Uma réplica da Arca foi construída pela produção, mas com tamanho reduzido. Ao invés de 152 metros de comprimento, a estrutura ficou nos 50 metros. O resto foi digitalizado.

# Os “Guardiões” – ou anjos caídos – roubam a cena algumas vezes. Uma das vozes das criaturas esquecidas por Deus é de Nick Nolte. # Como a saga de Noé não ganha muito espaço na Bíblia, partes de evangelhos apócrifos (não considerados pela Igreja) entraram para preencher lacunas. Especialmente, o de Henoch.

# Jennifer Connelly vive Noema, a mulher de Noé. A parceria não é nova. Connelly também fez par romântico com Russell Crowe em “Uma Mente Brilhante” (2001) – longa que garantiu à atriz o Oscar.

# O livro bíblico de Gênesis clama que a Arca teria estacionado sobre o monte Ararat, na Turquia. Muitas expedições tentaram encontrá-la, sem sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário